A Suécia sedia nessa semana a 3a Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária (https://www.roadsafetysweden.com/) com o objetivo de partilhar sucessos e lições da Década de Ação para a Segurança Viária 2011-2020. Além disso, o encontro irá traçar orientações futuras para a segurança viária global até 2030 e definir maneiras de acelerar as ações comprovadas para salvar vidas no trânsito. A Conferência também oferecerá uma oportunidade de vincular a segurança viária a outros desafios de sustentabilidade dentro da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O evento, que será realizado entre os dias 19 e 20 de fevereiro na capital sueca Estocolmo tem o patrocínio da OMS (Organização Mundial da Saúde) e de diversos países participantes. Representantes da indústria e pesquisa na área de segurança viária, instituições e organizações internacionais também participarão.

Além dos dois dias do evento, o governo da Suécia preparou uma programação pré e pós Conferência e realizará várias discussões sobre o tema durante toda semana (17 a 21 de fevereiro). Com isso, mais de 1.700 profissionais da área de 140 países já se inscreverão para participar das discussões sobre o futuro da segurança viária no mundo. Serão sessões paralelas que tratarão de diversos temas, entre eles: os usuários vulneráveis (pedestres, ciclistas e motociclistas); a segurança de crianças em trânsito; mobilidade e transportes seguros para populações urbanas; o programa Vision Zero nas cidades para nenhuma vítima em todos os deslocamentos; inovação, tendências da mobilidade e o papel do setor privado na segurança viária, entre outros temas.

Sua majestade, o Rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, participará da sessão de abertura que terá como anfitrião Tomas Eneroth, Ministro de Infraestrutura do país sede da Conferência. Entre os palestrantes de todas as sessões estão os principais especialistas na área da segurança viária do mundo.

A participação do Brasil

O Brasil participará da 3ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Vária com uma comitiva que reúne representantes do Governo Federal e entidades não governamentais. A Abeetrans foi convidada a participar do evento pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e será representada pela Relações Institucionais da Associação, Daniela Gurgel. Durante a semana, ela participará de diversos debates e palestras, além de integrar a comitiva brasileira em Estocolmo.

Além da Abeetrans e do Observatório, outras entidades nacionais como a ONG Vida Urgente de Porto Alegre e a Trânsito Amigo, do Rio de Janeiro já confirmaram presença. Integrantes do Ministério da Saúde, da OPAS (Organização Pan-americana de Saúde) e também da Câmara dos Deputados também estarão representando o Brasil no evento.

Acompanhe pelas redes sociais da Abeetrans (https://www.facebook.com/abeetrans/ e https://www.instagram.com/abeetrans/?hl=pt) outras notícias sobre a 3ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária.