Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sinistros de trânsito estão entre os cinco fatores que mais mortes causam no mundo. Entre os principais motivos dos sinistros, o fator humano responde pela maioria deles.

Com o propósito de mitigar as suas consequências, propomos a melhoria da infraestrutura, de modo que possa minimizar os erros humanos na condução dos veículos.

A melhoria da visibilidade da demarcação horizontal está entre uma das ações que a Federal Highway Administration (FHWA) apoiará para responder às necessidades dos motoristas. Desde setembro de 2022, está especificado o valor mínimo da retrorrefletividade da demarcação horizontal, que passou a ser obrigatório nas rodovias e vias nos EUA.

O valor especificado deverá melhorar a segurança de todos os usuários, garantindo que as demarcações do pavimento sejam mais visíveis durante a noite, principalmente para os motoristas mais velhos, grupo este que deverá aumentar significativamente nos próximos anos e que possui a capacidade visual diminuída pela idade.

No Brasil, a constatação veio com os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram um crescimento superior a 41% das pessoas com 65 anos ou mais no país. Na última década, a população geral cresceu 7,6%, mas o número de brasileiros abaixo dos 30 anos caiu 5,4%. No ano passado, o número de idosos superou os 10%.

No início do século as demarcações não eram retrorrefletivas. Desde então, houve significativas melhorias nos materiais empregados na sinalização, fornecendo mais benefícios à segurança do que nunca. Além disso, há um interesse crescente na visibilidade da demarcação horizontal para o desenvolvimento das tecnologias a serem utilizadas na automatização dos veículos

Hélio Moreira*

*Membro do Conselho da ABEETRANS, Superintendente do Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego – CB-016 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Diretor da Indutil Indústria de Tintas Ltda.