Elementos de Controle de Tráfego
O controle das vias, no seu nível mais elementar, é obtido pelo uso de sinais, indicadores e marcas. Um elaborado grupo de padrões é usado para garantir o entendimento, de forma clara e simples, das instruções pelos condutores. A clareza desta comunicação, porém, não se faz suficiente para garantir segurança e eficiência ao trânsito. Um bom programa de treinamento e educação para o trânsito é necessário para que os condutores tenham conhecimento das regras e das ações requeridas para cada um dos tipos de dispositivos de controle.
Cada um dos dispositivos de controle de tráfego é orientado por padrões de projeto e uso. Normas também são usadas para o posicionamento dos dispositivos de controle em cada situação. Por exemplo, os sinais em vias expressas de alta velocidade devem ser posicionados levando em consideração o tempo de percepção e ação do condutor. Qualquer falha neste procedimento eleva o risco de um acidente.
O projeto e o uso dos controles de tráfego devem reconhecer a grande diversidade de tipos de veículos. Tais sistemas devem ser tão úteis a pedestres e ciclistas quanto aos caminhões de várias toneladas. Na verdade, não são as diferenças de tamanho e peso em si que são importantes, mas suas implicações na performance do veículo, de forma que estes sinalizadores tenham eficácia em qualquer situação. Atualmente, os conceitos e dispositivos de controle vem sofrendo uma revolução, fruto da ampliação dos recursos promovida pela eletrônica aplicada. Sistemas de transmissão de dados, computadores, sistemas de monitoramento e controle vem integrando o acervo de recursos para garantir segurança e eficiência.
Sistemas de registro fotográficos de infrações de trânsito têm sido extensamente utilizados, com grande sucesso, como um dos principais agentes para a mudança de comportamento dos condutores, particularmente em países com problemas crônicos de desrespeito a sinalização e elevados índices de acidentes.