Os avanços rápidos e contínuos na eletrônica e tecnologia da computação são um grande elemento impulsionador dos novos conceitos em controle de tráfego viário. Veículos com computadores de bordo e comunicadores poderão receber do controle de trânsito central instruções sobre o melhor caminho até o destino final. O computador de bordo também poderá informar ao computador central o seu tempo de viagem e velocidade para ser usado como parte da informação a ser processada. Em sistemas ainda mais avançados, a temporização dos semáforos será coordenada instantaneamente pelas informações recebidas dos veículos próximos. Mais do que simplesmente acomodar o trânsito de veículos por meio de uma rede local, o sistema poderá redefinir padrões de circulação.

Comunicadores e computadores poderão auxiliar o movimento de veículos comerciais em áreas urbanas. Equipamentos serão capazes de alterar a escala de entregas de veículos de carga em movimento, otimizando a distribuição de produtos, seja em função das condições da via, seja em função das necessidades da empresa de entrega ou de seus clientes. Para as empresas, isto significa redução de custo e, para seus clientes, melhora nos serviços.

Usuários de transportes coletivos poderão receber informações mais precisas sobre o tempo de viagem e disponibilidade de ônibus ou trens. Se informações mais confiáveis forem fornecidas na casa ou escritório dos usuários, o sistema pode evitar picos de sobrecarga, fazendo os serviços mais adequados e a viagem mais confortável para o passageiro.

Finalmente, no futuro poderá ser implantado um sistema de controle automático para condução de veículos, no qual o motorista, ao chegar em uma estação autorizada, entrará na via, que determinará os espaços frontais e laterais a serem respeitados velocidades limites e demais parâmetros, diretamente ao computador de bordo.