Com o relançamento deste nosso boletim, o ABEETRANS NEWS, estamos reabrindo um canal de discussão com a sociedade brasileira.
Em plena campanha eleitoral, onde, democraticamente, os brasileiros escolherão seus governantes, disponibilizamos nosso espaço para discutir mobilidade urbana e segurança no trânsito, que impactam de forma grave na vida da população das nossas cidades e estradas.
Nunca é demais lembrar que o trânsito brasileiro mata mais de 62 mil pessoas e lesiona outras 300 mil todo por ano, com altíssimos custos para toda a sociedade. Os impactos sociais e econômicos dessa tragédia andam na casa dos R$ 30 bilhões/ano, dinheiro que falta para a educação e a para saúde, por exemplo.
Somos o quarto país do mundo em mortes no trânsito, temos graves problemas com a mobilidade urbana nas grandes cidades, criada por políticas equivocadas durante décadas e que afetam a qualidade de vida da nossa população e se tornam gargalos para o crescimento da economia.
Precisamos rever nossos conceitos de mobilidade, precisamos de pesados investimentos em educação, revisão na legislação de trânsito e penal, rígida fiscalização, além da maciça utilização das tecnologias para a gestão e a segurança do trânsito.
Para isso que isso aconteça, temos que cobrar dos nossos legisladores e executivos a reorganização da gestão do trânsito brasileiro, começando com o seu órgão maior, o DENATRAN, dando-lhe a necessária autonomia e os recursos técnicos e financeiros para que ele realmente possa cumprir as suas relevantes tarefas que impactam na vida de toda a sociedade.
Aguardamos há anos a transformação da daquele órgão em uma autarquia, para que possa ter em seus quadros os melhores especialistas e mais recursos para pesquisas e estudos, sem ingerência política. Nesse contexto, abrimos espaço para todos os candidatos a cargos eletivos que estejam comprometidos com esses temas, a mobilidade urbana e a segurança no trânsito, sem distinção de partido ou região, com o único objetivo de fomentar o debate, conhecer o pensamento e as propostas de cada candidato, mais que isso, suas propostas para a solução de tão graves problemas.
Contem com a ABEETRANS. Estaremos prontos para contribuir nessa discussão, oferecendo nosso conhecimento e tecnologias para a melhoria da qualidade de vida da população.