A reunião tratou da integração dos Estados e municípios do país a lei 13.614

Na primeira semana de outubro, foi realizada em Brasília/DF, na sede da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) a 6ª reunião ordinária da CTPNAT (Câmara Temática do PNATRANS) e foi realizada com membro presenciais e também de forma virtual. 

O presidente executivo da ABEETRANS, Silvio Médici participou dos encontros de forma online e a suplente, Danielle Dourado esteve presencialmente em Brasília. O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, prestigiou a reunião, levando informações sobre as ações para integrar estados e municípios ao programa da Senatran.

O PNATRANS (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), criado pela Lei no 13.614, de 11 de janeiro de 2018, ainda não foi adotado integralmente por todos os municípios brasileiros, se fazendo necessária uma ampla divulgação das suas diretrizes e bases aos governos locais. Contudo, nessa reunião da CTPNAT, foi identificada a necessidade de efetuar a revisão do conteúdo já consolidado, considerando a evolução da sociedade e a oportunidade de fortalecê-lo como instrumento de política pública, com vistas a alinhá-lo às boas práticas estabelecidas pela agenda global da segurança no trânsito.

A ABEETRANS e suas associadas estão profundamente engajadas na adoção do PNATRANS em todas as esferas da sociedade, afinal o objetivo final desse Plano é a redução da sinistralidade e do número de vítimas dos sinistros causados pelo trânsito brasileiro.