Estiveram presentes à cerimônia de entrega o membro do conselho da ABEETRANS e superintendente da ABNT CB16, Hélio Moreira, do diretor de sinalização e serviços Rodrigo Martire, e do diretor do setor industrial, Sandro Rubim.
Na foto também está o Sr Luiz Fernando Devico da CET Companhia Engenharia de Trânsito

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), entregou nesta quinta-feira, dia 6/10, o novo trecho do projeto-piloto da Faixa Azul nos dois sentidos da av. dos Bandeirantes e da av. Afonso D’Escragnolle Taunay. A nova etapa foi autorizada pela SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) que acompanha esse projeto piloto.

Membros do Conselho e diretoria da ABEETRANS participaram da solenidade de abertura desse novo trecho, prestigiando a ação da Prefeitura de São Paulo para trazer mais segurança para os motociclistas que transitam pela capital paulista. Estiveram presentes pela ABEETRANS: Hélio Moreira, membro do Conselho e Superintendente da ABNT CB16, Rodrigo Martire, diretor de Sinalização e Serviços, Sandro Rubim, diretor do setor Industrial prestigiaram a a solenidade.

Também participaram do evento, Luiz Fernando Romano Devico, diretor Adjunto de Sinalização e Tecnologia da CET; Ricardo Teixeira, secretário municipal de Transporte e Trânsito; Hemilton Tsuneyoshi Inouye, diretor-presidente em exercício da CET; Marcelo Isiama, diretor de Representação da CET, entre outras autoridades.

 A Faixa Azul é uma sinalização de segurança para motociciclistas, com o objetivo de organizar o tráfego, pacificando e humanizando o trânsito paulistano. No lançamento de ontem, foram liberados mais 8,5 km de extensão dessa faixa exclusiva para motociclistas. As avenidas escolhidas tem velocidade máxima limitada a 50 Km/h, onde trafegam cerca de 20 mil motos/dia, por cada sentido.

Para Silvio Médici, presidente executivo da ABEETRANS, “a Faixa Azul tem demonstrado ser eficiente e segura para o trânsito das motocicletas, reduzindo significativamente o número de sinistros. É fundamental continuar monitorando esses números de sinistros para que seja regulamentado e possa ser adotada por todas as cidades do país. Há mais de 10 anos, os motociclistas são as principais vítimas fatais do nosso trânsito, e precisamos trazer soluções para dar mais segurança aos motociclistas.”, afirma Silvio. 

Com é a nova Faixa Azul

As avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay estão sinalizadas com o balizamento horizontal branco e azul e placas que indicam o início e o término da Faixa Azul, bem como sinalização vertical lembrando os usuários do uso obrigatório da seta e da importância de adotar comportamentos seguros ao se deslocarem. Para as vias transversais semaforizadas, placas de advertência alertam todos os condutores da existência da Faixa Azul na via em que estão entrando.

O projeto-piloto da Faixa Azul para motocicletas completou oito meses de operação na Avenida 23 de Maio, sentido Santana/Aeroporto, com resultados bastante positivos: a Faixa Azul é utilizada por 86% dos motociclistas e houve queda de sinistros leves dentro do seu espaço, sem registro de sinistros graves ou óbitos.  A CET permanece enviando os relatórios para a SENATRAN, por tratar-se de projeto experimental.