No próximo dia 19 de novembro é Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), para a promoção de ações de mobilização e educação para o trânsito.

A data homenageia as vítimas, bem como humaniza a dor das perdas de familiares e amigos que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões causadas pelos sinistros.

No Brasil são contabilizadas mais de 32.000 mortes e mais de 250.000 lesionados todos os anos. São números estarrecedores, inadmissíveis, em uma sociedade que se diz civilizada, que afetam milhares de famílias que perdem um ente querido ou amigo.

Hoje temos no Brasil o PNATRANS – Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, criado em 2018, para orientar os gestores de trânsito do nosso país a implementarem ações com o objetivo de reduzir mortes e lesões no trânsito, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Plano passou por uma revisão em 2021 que contou com a contribuição de mais de 100 especialistas, de 50 órgãos e entidades e representantes da sociedade civil, entre elas a ABEETRANS, que compõe a CTPNAT – Câmara Temática A Câmara Temática de Gestão e Coordenação do PNATRANS.

O nosso trabalho agora é chamar a atenção principalmente das autoridades municipais, e estaduais para colocá-lo em prática e implementar as 154 ações ali destacadas e que, juntas, têm o potencial de salvar cerca de 86 mil vidas até o ano de 2028.

Nessa data não podemos deixar de destacar e homenagear o trabalho da TR NSITO AMIGO – Associação de Parentes, Amigos e Vítimas de Trânsito, entidade fundada pelo Eng. Fernando Alberto da Costa Diniz, um incansável batalhador pela segurança no trânsito no Brasil.

A ABEETRANS apoia a TRÂNSITO AMIGO.