
Na última semana, associados da ABEETRANS da área de monitoramento se reuniram na sede da UFPR (Universidade Federal do Paraná) em Curitiba para conhecer detalhes do estudo inédito: Indicadores Brasileiros Sobre Velocidade, realizado pela UFPR e o Observatório Nacional de Segurança Viária sobre a importância de discutirmos a atuais velocidades máximas permitidas nas ruas, avenidas e rodovias do país, afinal, a velocidade é um fator relevante para a severidade do sinistro de trânsito.
O presidente executivo da ABEETRANS, Silvio Médici também participou da apresentação presencialmente, que foi conduzida pelo prof. Dr. Tiago Bastos, professor da Faculdade de Engenharia da UFPR e integrante do Conselho do Observatório. Tiago falou um pouco da importância dessa discussão em vários ambientes, visto que esse é o único fator de risco que o Brasil não atende as normas internacionais. Ele mostrou toda a metodologia aplicada e convidou a ABEETRANS para, em conjunto com a Universidade e Observatório, divulgar os resultados do trabalho.
Dentre as informações que foram apresentadas está o total de controladores de velocidade instalados, por 10 mil veículos (conforme dados atuais da frota de veículos no Brasil) e chegou-se a uma média nacional de 2,09 aparelhos por cada 10 mil veículos emplacados.
O estudo traz uma outra mudança importante no que se refere ao termo “radar”. A proposta é que, assim como a maioria dos países considerados referencias mundiais para a segurança viária, o Brasil também adote o termo: câmeras de segurança no trânsito, para se referir aos atuais radares. Essa mudança faz com que a sociedade passe a entender os controladores de velocidade, como um aliado para a segurança viária.
“O estudo é muito interessante, traz dados importantes de diversas cidades do país e pode, com certeza, colocar luz sobre esse tema tão importante para segurança no trânsito, além de estar alinhado com o mote da SENATRAN para o ano em curso que é “Desacelere. Seu bem maior é vida”. Oferecer todas essas informações, principalmente aos atuais gestores do trânsito, pode realmente, mudar o entendimento do quão o controle da velocidade é decisivo num sinistro de trânsito”, explica Silvio.
A intenção da parceria entre a ABEETRANS e Observatório é somar esforços na divulgação dos resultados em várias frentes. O estudo pode ter desdobramentos, junto aos associados e deve aprofundar os conhecimentos das questões de velocidade no Brasil. Novas reuniões já estão previstas entre as duas entidades.