Podcast Abeetrans

Por uma mobilidade segura

1709, 2021

Semana Nacional de Trânsito tem podcast especial da Abeetrans #10

O podcast “Por uma mobilidade segura” tem a honra de fazer uma edição especial para a Semana Nacional de Trânsito de 20121 que tem início nesse 18 de setembro, com um convidado mais que especial. Trouxemos o recente nomeado Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, ex-diretor geral do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Para marcar esse momento tão único na história recente da mobilidade urbana do Brasil, o presidente executivo da Abeetrans Silvio Médici também fez questão de escrever a abertura desse podcast especial.
Abaixo, as palavras do nosso presidente e em seguida, o podcast especial comemorando a Semana Nacional de Trânsito de 2021.
“Nós vivemos um momento único no trabalho de melhorar a segurança viária e de reduzir o número de acidentes no Brasil. Com a mudança na estrutura de gestão do trânsito brasileiro elevando o Denatran a categoria de secretaria nacional de estado, a revisão do PNATRANS com a ampla participação de especialistas da sociedade e os investimentos que se espera na manutenção, fiscalização das vias, e principalmente na educação, certamente iremos alcançar as metas estabelecidas pela ONU para a Segunda Década de Segurança do Trânsito 2021-2030. Esperamos agora por mais Investimentos na conservação das vias e na fiscalização de velocidade, dois fatores primordiais na redução do número de acidentes e fatalidades. Cumprimentos o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, desejando-lhe sucesso nesse grande desafio. Conte conosco”.
Silvio Médici
Presidente executivo da Abeetrans

 

Vale a pena conferir:

309, 2021

RQP-Br, o conceito internacional de rodovias seguras – Podcast #09

O engenheiro civil Frederico Rodrigues, doutor em Engenharia de Transportes, mestre em Engenharia Urbana e sócio fundador da ImTraff, uma empresa de consultoria em engenharia e mobilidade urbana é o nosso convidado para a 9ª edição do Podcast “Por uma mobilidade segura” da Abeetrans desse mês de setembro.

Consultor internacional em engenharia de tráfego e transportes, ele atuou diretamente em cerca de 600 projetos em oito países, além de ter publicado aproximadamente 40 artigos em periódicos internacionais.

Frederico trabalhou desde o início do Projeto RQP-Br (Rodovias Que Perdoam – Brasil), onde a Abeetrans também integra o grupo de técnicos que está implementando esse conceito no país, juntamente com outras entidades e órgãos do Governo Federal como o Ministério da Infraestrutura.

No podcast desse mês, Frederico fala da importância da mobilidade segura para todos, englobando um olhar diferenciado, que não atua no comportamento do cidadão e sim na correção do erro que o ser humano pode ter ao transitar. Ele fala da importância de incluir diversas áreas na mobilidade segura como a Geotecnologia, Transportes, Segurança Viária, Supervisão de Rodovias, entre outras para alcançarmos essa segurança. Além disso, ele também é um acreditado da metodologia internacional conhecida como iRAP e hoje também faz parte do núcleo de infraestrutura do Observatório Nacional da Segurança Viária.

Vale a pena conferir a “aula de engenharia de transportes” que o nosso convidado nos deu em poucos minutos desse bate-papo.

 

Vale a pena conferir:

908, 2021

Reforma tributária é o assunto do convidado do Podcast desse mês – Podcast #08

O ex-deputado federal pelo estado do Paraná, Luiz Carlos Hauly é o convidado desse mês do nosso podcast “Por uma mobilidade segura”. Formado em economia e educação física pela Universidade Estadual de Londrina. Começou sua carreira política ainda muito jovem, em 1972. Com apenas 22 anos, foi eleito vereador pelo extinto MDB (Movimento Democrático Brasileiro) em sua cidade natal, Cambé. Ele obteve a maior votação, 12,5% dos votos válidos na legislatura 1973 a 1976, Em 1982 se tornou prefeito da mesma cidade pelo já PMDB e sua gestão foi marcada pela Participação da Comunidade e importantes avanços, sendo pioneiro em ações de descentralização da Saúde (SUS e Plano Incremental Odontológico/Clínica do Bebê) , democratização da Educação (Escola de período integral, eleições diretas para Diretoras de Escola e Educação Física/ Escolinhas nas Escolas Municipais), incentivo a Recuperação e Industrialização, entre outros. Em 1991 assumiu pela primeira vez, o mandado de deputado federal e esteve na Câmara por sete mandados consecutivos, e em 2018 não conseguiu se reeleger, mas continua atuando junto aos congressistas na área econômica. Nos últimos mandados dedicou sua gestão a reforma tributária, projeto que foi relator e continua defendendo várias mudanças. Nessa conversa com a Abeetrans, o ex-deputado fala sobre sua área de atuação, incluindo o Movimento “Destrava Brasil”. Ele explica qual fase está o projeto e como podemos acompanhar essa discussão tão importante para todos os brasileiros. Compartilhe nosso podcast em seus canais.

 

Vale a pena conferir:

2105, 2021

Maio Amarelo – o movimento que salva vidas! – Podcast #07

Em sua 8ª edição, o mês de maio já se consolidou, entre os integrantes do SNT (Sistema Nacional de Trânsito) e também junto a imprensa, o mês para a realização de ações de conscientização para um trânsito mais seguro. O Movimento Maio Amarelo veio definitivamente para ficar. Esse ano, o tema do Maio Amarelo é “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”.

Inspirado na mobilização social Outubro Rosa, para prevenção ao câncer de mama, o Maio Amarelo nasce no Brasil, dentro do Observatório Nacional de Segurança Viária, entidade parceira da Abeetrans em muitos programas e projetos. A intenção é alertar toda sociedade para o número elevado de acidentes com mortes e lesões graves. Hoje, o Maio Amarelo já está em mais de 30 países.

O convidado desse mês do nosso Podcast “Por uma mobilidade segura”, é o diretor presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho, criador do Maio Amarelo. Ele conta qual inspiração para a criação do Maio Amarelo, mas também outros projetos que as entidades têm em comum.

Ouça, compartilhe e pratique o Maio Amarelo todos os dias do ano:

Vale a pena conferir:

1404, 2021

O avanço da tecnologia e os benefícios para a mobilidade urbana – Podcast #06

Ao longo das últimas duas décadas, muito se avançou em sistemas, computadores, redes de dados, entre tantos outros termos que entraram no nosso linguajar cotidiano. No trânsito não foi diferente. Nesse tempo, muita coisa mudou com relação aos semáforos, aos radares, a medição do volume de veículos numa determinada via, enfim, a tecnologia a cada dia vem melhorando a vida dos gestores públicos de mobilidade urbana.

O nosso convidado para nosso 6º Podcast “Por uma mobilidade urbana segura” é o engenheiro civil, Paulo Guimarães, atual secretária municipal de Mobilidade Urbana de São José dos Campos/SP e também presidente do Fórum Nacional de Secretários e dirigentes públicos de Mobilidade Urbana.

Com mais de 20 anos de carreira no poder público, Paulo é hoje um técnico conceituado, experiente e conta nesse episódio como a tecnologia vem agregando informações importantes para quem quer trazer segurança e fluidez pelas ruas e avenidas das nossas cidades.
Ouça e compartilhe:

Vale a pena conferir:

1902, 2021

Desafios do Brasil para a 2a Década de Ação para Segurança no Trânsito – Podcast #05

Quem no Brasil, que é um profissional de segurança viária e nunca ouviu falar de JPedro Correa? Pois é, esse profissional respeitado em todos os ambientes por qual passa é hoje consultor em programas de segurança no trânsito, autor de diversos livros na área e também referência quando se fala em mobilidade segura no Brasil.
Ele é o nosso convidado de fevereiro para o Podcast da Abeetrans: “Por uma mobilidade segura”. Com décadas de atuação na área, JPedro foi o fundador do Programa Volvo de Segurança no Trânsito e seus ensinamentos continuam repercutindo nos quatro cantos do país.
Nessa conversa, ele fala sobre os “Desafios do Brasil para a 2a Década de Ação para Segurança no Trânsito”, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) durante a 3a Conferência Ministerial Global de Segurança Viária realizada há um ano na Suécia.
Curta, compartilhe e aprenda com JPedro Correa.

Vale a pena conferir: