A lei que rege o trânsito já completou 23 anos

Depois de quase dois anos de discussões, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) vigora a partir desse 12 de abril com várias modificações. Ao longo de toda existência do CTB, essa é a mudança que mais impactou a legislação, considerada uma das mais completas do mundo.

Entre as mudanças que começam a valer a partir de hoje está o aumento de pontos para suspenção da carteira, que sai dos atuais 20 pontos para 40. Além disso, a validade da CNH também foi alterada.

O último dado disponibilizado de mortes no trânsito no Brasil é de 2019, dados compilados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, que tem como fonte o DataSus. Em 2019, morreram 31.945 pessoas, vítimas dos acidentes de trânsito.

O último número próximo a esse, foi de 2001, quando morreram 30.524 pessoas. Ou seja, há quase 20 anos não chegamos num número próximo a 30 mil mortes por ano, o que representa 88 mortes por dia no Brasil, vítimas de acidentes de trânsito. Pela filosofia Visão Zero Acidentes, da Suécia, toda morte no trânsito deve ser inaceitável e todo acidente é evitável.

A Abeetrans fez um infográfico, elencando as principais mudanças. Acompanhe abaixo e fique atento as novas regras.