Durante a 3ª Conferência Ministerial Global de Segurança Viáira, realizada no mês passado em Estocolmo, Suécia, a Fia Foundation coordenou o lançamento de um manifesto que reuniu várias entidades e ONGs de todo o mundo que trabalham para que crianças e jovens possam ter mais segurança em todos os deslocamentos. A Abeetrans aprova e assina o manifesto e trabalha para que todos tenham segurança em trânsito.  

O manifesto, intitulado “Essas ruas são nossas” quer garantias específicas para bairros seguros, favoráveis ​​ao clima, as crianças e jovens, que os governos e as cidades devem implementar até 2030. Entre os itens que devem receber a atenção de autoridades e sociedade, estão: 

  • Ruas urbanas viáveis e seguras; 
  • Travessias protegidas, atendendo ao “desejo” das pessoas; 
  • Limites de velocidade de 30 km/h nas ruas onde crianças e trânsito se misturam; e 
  • Metas ambiciosas para ampliação da malha cicloviária protegidas. 

Segundo dados compilados pela Fia Foundation, desde a realização da 1ª Conferência Ministerial de Segurança Viária, realizada em novembro de 2009 em Moscou, Rússia, mais de 2 milhões de crianças e jovens (de 5 a 29 anos) perderam a vida e mais de 100 milhões ficaram feridos nessa faixa etária. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 100 países viram o número de mortes nas estradas aumentar desde 2013. 

Para o presidente executivo da Abeetrans, Silvio Médici, o manifesto chama a atenção para uma faixa etária fundamental para o futuro do planeta. “É importantíssimo lembrar que, além de veículos e pedestres, as cidades abrigam crianças e jovens que precisam se deslocar em segurança. A Abeetrans apoia e trabalha para que essas metas sejam alcançadas na próxima década”, afirma Médici. 

No site do manifesto, o objetivo do manifesto pede: “uma transformação das ruas urbanas até 2030 em espaço seguro, de baixa velocidade e acessível, que coloque as pessoas em primeiro lugar, incentivando a caminhada e o ciclismo com zero carbono, implantando a ‘Vacina de Velocidade’ com trilhas e travessias seguras; ciclovias protegidas; e limites máximos de velocidade de 30 km/h em qualquer lugar onde crianças e tráfego sejam misturados”. 

Conheça o manifesto na íntegra no link:  

https://www.fiafoundation.org/connect/publications/these-are-our-streets-manifesto-2030 

Veja a matéria sobre o manifesto no site da Fia Foundation: 

https://www.fiafoundation.org/blog/2020/february/new-report-reduce-traffic-speed-worldwide-to-help-prevent-2-million-child-deaths-by-2030