De especial importância foram as falas, por videoconferência direto de Brasília, de Marcello da Costa, secretário nacional de Transportes Terrestres, e de Frederico Carneiro, secretário nacional de Trânsito, do Ministério da Infraestrutura, que conclamaram os empresários à união e participação nos vários projetos em andamento.

***

Silvio Médici, reconduzido por unanimidade à presidência executiva da Abeetrans apresentou o trabalho realizado nos últimos dois anos durante encontro realizado em São Paulo e comemorou a presença do maior número de associados dos últimos tempos, além da efetiva participação de autoridades e parceiros fundamentais no sucesso dos planos e iniciativas da entidade.

Um sucesso, que superou a distância causada pela pandemia. Mais de setenta pessoas de todo o país – de forma presencial ou virtual – participaram da Assembleia Geral da Abeetrans realizada no último dia 9 de dezembro em São Paulo. Marcada para eleger a formação da nova Diretoria do Biênio 2022-2023, além da prestação e aprovação das contas de 2021, a reunião contou com a presença de importantes autoridades do setor e parceiros das atividades que se mantiveram fundamentais em todo o período.

Além de representantes das diversas empresas que compõem a Abeetrans, entre outros, participaram do evento autoridades como Marcello da Costa e Frederico Carneiro, do Ministério da Infraestrutura, a presidente da ABSeV (Associação Brasileira de Segurança Viária), Silvia Cristina Mugnaini, o diretor de Planejamento Estratégico do Observatório Nacional de Segurança Viária, Jamil Megid Júnior, Ulysses Carraro, representando a ABNT CB 16Associação Brasileira de Normas Técnicas e o Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego. A reunião contou ainda com Daniel Koiti Sato, Gerente de Governança Corporativa da CET/SP (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo) na ocasião representando Jair de Souza Dias, presidente da CET/SP.

O presidente eleito do Conselho, Moises Moraes em breve balanço do biênio que se encerra agradeceu o empenho da atual diretoria e, convidando o presidente executivo Silvio Médici a permanecer no cargo por mais uma gestão, foi apoiado por unanimidade pelo plenário da reunião. Ao aceitar, Silvio Médici também agradeceu a presença e participação dos convidados, bem como a dos representantes das empresas presentes na solenidade que marcou o início de mais um importante período para a instituição.

Conseguimos reunir o maior número de associados dos últimos anos, além de convidados muito especiais e algumas das principais autoridades do setor num só evento. A Abeetrans, dessa forma, consolida sua posição dentro da área de trânsito, como uma entidade forte, representativa, respeitada e extremamente articulada, tanto no que tange a novas parcerias, como também apoiadora dos entes da Federação. Que venha 2022, para novos desafios e muito trabalho”, afirmou.

O MOMENTO DO SETOR – APOIO DAS AUTORIDADES

O encontro contou com a  deferência e prestígio de secretários do Governo Federal em eventos deste tipo. Coube ao Secretário Nacional de Transportes Terrestres, órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa, apresentar aos associados o atual momento do setor no país. Por videoconferência, direto de Brasília, anunciou como as empresas associadas Abeetrans poderão participar de várias obras do Governo Federal e quais serão os critérios e as mudanças adotadas a partir do próximo ano. Marcello enfatizou a colaboração da instituição, por meio do Acordo de Cooperação que está em fase final de redação dentro da Secretaria Nacional. Para ele, esse será o passo principal para que as empresas possam contribuir cada vez mais nas discussões pertinentes às áreas de negócios de cada uma delas.

A outra autoridade federal a se pronunciar durante o encontro foi Frederico Carneiro, atual Secretário Nacional de Trânsito, que explicou a todos os principais pontos do novo e importante Plano Nacional de Redução e Mortes e Lesões no TrânsitoPNATRANS. Enfatizou a parceria com a Abeetrans e outros parceiros na grande revisão e atualização da iniciativa, além de citar a recente criação do órgão que preside, oficializada em setembro de 2021, substituindo o antigo Denatran. Além de informar a composição da nova Secretaria, explicou como ficaram divididas as áreas e como cada divisão funcionará.  Foi bastante incisivo em ratificar a importância da parceria com a Abeetrans e todos os seus associados na criação de normas, condutas e procedimentos, e aproveitou para pedir o empenho e a colaboração de todos no cumprimento e apoio ao PNATRANS.

ABEETRANS: COMUNICAÇÃO E LIGAÇÃO COM A SOCIEDADE

Em sua fala, o presidente Silvio Médici enumerou os principais trabalhos realizados, entre eles o de estreitamento da entidade com a sociedade, por meio da comunicação em redes sociais e digitais, trabalho coordenado por Viviane Bazzo, responsável pelos perfis da entidade e pela orientação na projeção desses meios de comunicação dentro do setor, ampliando o conhecimento sobre as atividades das empresas, e especialmente na busca de maior prevenção e segurança para todos.

“Organizamos as informações mais relevantes de 2020 e desse ano, afinal, por conta da pandemia não pudemos nos reunir presencialmente ao final do ano passado”, explicou Silvio, ao lado da responsável pela área de comunicação da Abeetrans, Daniela Gurgel. Assim, ambos relembraram cada ação e os desdobramentos do amplo trabalho realizado, inclusive durante os meses de isolamento social impostos pelo pandemia.

Médici enfatizou as novas parcerias, com a ABNT e o CB-16, com o Instituto Zero Mortes, e com o escritório Marinho & Valim, especializado em Direito Constitucional e Administrativo especialmente no apoio jurídico à Associação e às empresas. O escritório, contratado logo no início da pandemia, foi de grande valia para o entendimento do momento, uma vez que não havia ainda ideia de quais seriam os seus desdobramentos e efeitos sobre os contratos vigentes; nem mesmo sobre a vida e sobrevivência da própria Abeetrans.

Entre as atividades realizadas, o presidente destacou os encontros com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes Freitas, e os programas nos quais a Abeetrans participou. Por exemplo, recordou o projeto RQP-Br (Rodovias Que Perdoam – Brasil), entre outros. Também lembrou das várias webinares (encontros digitais) realizadas e onde foram tratados diversos temas. Citou o encontro realizado com vários juristas para discutir a entrada em vigor da nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), além de outras, realizadas em parceria com a ABDER (Associação Brasileira dos Departamentos de Estradas de Rodagem). Destacou especialmente o trabalho realizado pela Abeetrans a convite da OCDEOrganização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico- sobre compras públicas, e que mereceu um agradecimento especial em seu relatório final.

O projeto realizado pela Abeetrans, também em parceria com outras entidades, intitulado RQP-Br (Rodovias Que Perdoam – Brasil) foi detalhado pelo general Jamil Megid. Megid historiou desde como surgiu a ideia, ainda em 2019, como foi encerrada a primeira fase do programa, e quais foram os seus  desdobramentos e o resultado do Projeto Piloto, realizado em duas rodovias nacionais nesse ano, que contou com o apoio e patrocínio da Abeetrans: uma estrada na Paraíba e outra no Rio Grande do Sul. A próxima fase está prevista para ser iniciada logo nos primeiros meses de 2022.

Para concluir os trabalhos, Silvio Médici, mais uma vez agradecendo a confiança nele depositada, ressaltou o quanto o encontro foi extremamente positivo, especialmente por ter sido possível que todos conhecessem melhor as atividades desenvolvidas durante os últimos dois anos, os quais foram atípicos, marcados por decisões e dificuldades de toda a sorte enfrentadas por todos.

 

SAIBA QUEM SÃO OS INTEGRANTES ELEITOS PARA O BIÊNIO 2022-2023

Conselho

  • – Moisés Moraes – Presidente do Conselho
  • – Hélio Antonio Moreira
  • – Júlio Antônio Marcello Boffá
  • – Abel Vivo Chaneton
  • – Pérsio Walter Bortolotto

     Diretoria:

  • Presidente Executivo: Silvio Médici
  • Administrativa e Financeira: Gilberto Cunha
  • Comunicação: Carlos Zundt
  • Industrial: Sandro Rubim
  • Sinalização e Serviços: Rodrigo Martire

Estacionamento Rotativo e Pátios: Fabio Nobre