2 representantes da entidade palestraram no I Seminário Intermunicipal 

A Abeetrans marcou presença durante a realização do “I Seminário Intermunicipal: Estratégias, ferramentas e inovação na educação para o trânsito”, realizado na última 2ª, dia 23.05, em Curitiba/PR. O convite à entidade veio da SMDT (Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito) e da  Superintendência de Trânsito de Curitiba e trouxe na programação discussões importantes para a Educação para o Trânsito Seguro.

O atual vice-prefeito da capital paranaense, Eduardo Pimentel, além de três secretários municipais (Educação, Saúde e Defesa Social e Trânsito), além dos comandantes das policias rodoviária militar e do batalhão da polícia militar de Curitiba compuseram a mesa de abertura e falaram da importância das discussões acerca do tema, durante o mês de maio.

Também participaram da abertura, o secretário da Ordem Pública de Campo Largo, Samir Moussa, o vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil, o presidente do Detran/PR, Adriano Marcos Furtado e o diretor geral da Escola Pública e Trânsito/PR, Claudionor Agibert. A anfitriã e a uma das organizadoras do evento, Rosagela Battistella, superintendente de Trânsito de Curitiba falou, durante a abertura, sobre atual importância desse tema para a sociedade. 

A palestra que abriu o Seminário foi do assessor jurídico de trânsito da Abeetrans, Renato Campestrini, que trouxe como as leis de trânsito educam os condutores pelas ruas e rodovias do país. Ele traçou um paralelo entre a importância das campanhas permanentes de educação com a eficiência da fiscalização protegendo quem cumpre a lei e punindo exemplarmente que coloca outras pessoas em risco, desrespeitando e descumprindo as regras do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Campestrini respondeu várias perguntas ao final da apresentação e lembrou quão justo é a notificação feita pelos controladores de velocidade, que só penalizam que efetivamente desrespeita a velocidade máxima permitida pela sinalização. 

Já a Relações Institucionais da Abeetrans, Daniela Gurgel, abriu a série de apresentações logo após almoço e trouxe a importância dos controladores de velocidade para trazer segurança para quem transita. Daniela fez um breve resumo dos dados da pesquisa “Opinião pública sobre os controladores de velocidade – condutores e pedestres”, realizada pela Abeetrans em 2019, e trouxe o importante dado de que 75% dos entrevistados aprovam os controladores.

Além das duas apresentações, a Abeetrans também distribuiu folders aos presentes, com dados do trânsito e da pesquisa. Na plateia, além de autoridades de trânsito de municípios do Paraná, também estavam parte da corporação dos agentes de trânsito e da guarda municipal da cidade. 

Secretário de Campo Largo, Samir Moussa