Na tarde dessa última 4ª, 10.02, a Abeetrans assinou, em reunião virtual, um AC (Acordo de Cooperação) com a ABNT – CB16 (Associação Brasileira de Normas Técnicas – Comitê Brasileiro de Transportes e Trafego) e passa a ser, a partir desse mês, a entidade mantenedora desse importante Comitê de normas do setor. Com isso, a Abeetrans dá um passo importante para continuar participando das discussões dos grandes temas técnicos, de desenvolvimento tecnológico e de segurança viária do país.
A ABNT é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, desenvolvendo normas e padrões. Trata-se de uma entidade privada e sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1940. Hoje a ABNT tem 331 Comitês e Comissões de inúmeros setores da sociedade para discutir e normatizar as atividades pertinentes aos respectivos setores.
O presidente executivo da Abeetrans, Silvio Médici acredita que este é um grande passo da Associação, visto que, a partir de agora, “a Abeetrans poderá acompanhar de perto a construção de normas e procedimentos para o setor de trânsito e transportes e poderá levar todo o conhecimento e tecnologia das empresas associadas aos técnicos e profissionais da ABNT”, afirmou Silvio.
A partir de agora, a Abeetrans estará participando do CB-16 e também do Subcomitê de ITS (Sistemas Inteligentes de Transportes), setor que cada dia mais está integrado a mobilidade e segurança viária do país e que tem importante presença entre as associadas da Abeetrans.
Entre os assuntos que serão tratados no Subcomitê de ITS, o primeiro será sobre o sistema de pesagem dinâmica dos caminhões. Para isso, será criada uma Comissão de Estudos para o Monitoramento de pesagem em movimento – CE-016:100.001.
Participaram da reunião pela Abeetrans, além do presidente executivo Silvio Médici, a assessora Jurídica, Flávia Rapatoni, a assessora de comunicação e Relações Institucionais, Daniela Gurgel, o diretor de Tecnologia, Newman Marques e o Carlos Zundt, que hoje integra o Conselho Administração. Também se fizeram presentes, representantes de duas empresas associadas: a 3M e a SDM.
Pela ABNT, participaram da reunião o Diretor Geral da instituição, Ricardo Fragoso, o superintendente do CB 16, Hélio Moreira, a gerente de Comunicação e Marketing, Laila Pieroni Ribeiro e a chefe da Secretaria, Gloria Benazzi. Paula Souza, secretária do CB-16